TORTA ASSADA DE LIMÃO
INGREDIENTES:
MASSA:
110 g manteiga gelada (com ou sem sal)
240 g e farinha de trigo
100 g de açúcar refinado
50 g de ovo ligeiramente batidos
5 à 15 ml de água caso necessário
RECHEIO:
395 g de leite condensado
80 g de gemas peneiradas
120 ml de suco limão
raspas de 2 limões (opcional)
MERENGUE:
100 g de claras
200 g de açúcar cristal ou refinado
15 ml de suco de limão
PREPARO:
Massa:
1. Em um bowl adicione a farinha de trigo, o açúcar, e manteiga, pressione os ingredientes com as pontas dos dedos até virar uma farofinha com aspecto de areia molhada.
2. Adicione o ovo levemente batido e una todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea, mas sem sovar.
3. Abra a massa com um rolo, entre 2 papeis manteigas ou entre 2 plásticos até que seja suficiente para cobrir o fundo e as laterais da forma, retire o plástico / papel da superfície, transfira para a forma, retire o plástico/ papel restante, ajeite a massa na forma, retire as sobras de massa com o auxílio de uma faca e leve para a geladeira ou freezer até ficar bem firme.
4. Depois que estiver bem firme, fure em vários pontos da massa com o auxílio de um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180° C por + ou – 15 minutos, a massa fica seca ao toque, mas ainda deve estar branquinha.
Recheio:
5. Enquanto a massa está no forno, misture todos os ingredientes do recheio até formar um creme homogêneo.
6. Retire a massa do forno, as bordas vão descer um pouco, então ajeite as bordas com uma colher, adicione o recheio e volte para assar até ficar firme, mas ainda com balanço, parecido com um pudim.
7. Aguarde esfriar, cubra e leve para a geladeira até ficar bem gelado, em torno de 3 horas.
Merengue:
8. Na hora de servir faça o merengue; em um bowl (que possa ir ao banho-maria, usei o próprio bowl da batedeira, pois ele é de inox), adicione as claras com o açúcar e leve para ao banho-maria até chegar a 65°C, mantenha essa temperatura por 3 minutos tirando da panela e colocando novamente se necessário, assim suas claras estarão realmente pasteurizadas.
9. Adicione o limão e leve para bater em velocidade baixa até começar a esbranquiçar, vá aumentando a velocidade da batedeira aos poucos até chegar no máximo, bata até chegar em ponto firme.
10. Desenforme a torta já gelada, disponha o merengue por cima da forma que preferir, e se quiser doure o merengue com um maçarico.
DICAS:
Pode fazer todo o processo da massa em um processador ou batedeira planetário utilizando o batedor raquete, se suas mãos forem muito quentes dê preferência pelo uso dos equipamentos para não derreter a manteiga.
Retire as rapas do limão na hora que estiver fazendo o creme, de preferência por cima dele, assim consegue extrair mais sabor dessas raspas.
Usei limão tahiti, mas pode usar o da sua preferência.
Se utilizou uma forma sem fundo falso como eu, para desenformar é bem simples, não costura grudar na forma, mas se preferir pode colocar tiras de papel manteiga no fundo da massa antes de assar, assim na hora de desenformar é só puxar essas tiras para cima ao mesmo tempo.
Utilize ovos o mais fresco possível, ovos novos não possuem sabor nem odor forte.
Pode congelar com merengue e tudo, e experimente consumir congelado, é bem refrescante e saboroso.
RENDIMENTO: 1 torta de 25 cm de diâmetro
VALIDADE: 3 dias na geladeira ou 60 dias congelado