PUDIM DE IOGURTE COM 2 INGREDIENTES
INGREDIENTES:
395g de leite condensado integral (8% de gordura)
510 g de iogurte natural integral (3 potinhos de 170g)
Compota da morango para finalizar (opcional)
PREPARO:
1.Pré-aqueça o forno à 180°C.
2.Misture o leite condensado e o iogurte natural, com o auxílio do fouet ou no liquidificador.
3.Unte uma forma com furo no meio de 18 cm de diâmetro por 7 cm de altura, com óleo de sabor neutro (usei o de coco sem sabor, mas pode ser de algodão, girassol ou milho)
4.Transfira a mistura para a forma untada, cubra com papel alumínio, disponha a forma dentro de uma outra forma de diâmetro maior, preencha a forma inferior com água (sobrando uns 2 dedos sem) e leve para assar no forno que foi previamente aquecido até ficar firme mas ainda com balanço (parecendo o balanço de uma gelatina) dá em torno de 45m à 1:30h, vai variar de forno para forno, no meu ficou 1 hora.
5.Retire do forno com cuidado, retire o papel alumínio e também do banho-maria, aguarde esfriar, cubra novamente e leve para geladeira até ficar beeem gelado, no mínimo 4 horas.
6.Coloque a forma na boca do fogão em fogo médio/ baixo (qual se sentir mais confiante kk) até o pudim se descolar da forma, é bem rapidinho.
7.Coloque o prato por cima da forma e vire de ponta cabeça com cuidado e com o auxílio de um pano pois a forma estará quente, pressione levemente a lateral da forma da ajudar a descolar.
8.Finalize com a compota de morangos e sirva imediatamente.
DICAS:
Dê preferência por iogurte que contenha nos ingredientes apenas: leite pasteurizado integral e/ou leite reconstituído integral e fermento lácteo. Alguns iogurtes naturais levam espessantes e/ou amido, esse tipo de iogurte ajudará na textura do pudim já que esse não leva o espessante que vai no pudim tradicional que é o ovo, porém para mim consumir esse tipo de iogurte não é uma opção, mas fica ao seu critério. Usei o iogurte caseiro, ele tem que estar muito bem feito para conseguir usar nessa receita.
Usar a água já quente no banho-maria acelera o cozimento, mas tem que tomar muito cuidado para não se queimar, para ajudar a não ter acidentes coloque a água com a forma já dentro do forno.
É opcional finalizar com a compota de morango, mas é a combinação perfeita.
Como dito anteriormente ele não leva o principal espessante do pudim tradicional que é o ovo, então pode acontecer de dessorar após desenformar, então desenforme e finalize na hora de servir, não muda em relação ao sabor é mais na questão estética mesmo.
VALIDADE: 3 dias em geladeira