BALA DE CARAMELO/ BALA TOFFEE
INGREDIENTES:
395 g de leite condensado
100 g de açúcar demerara, cristal ou refinado
50 g de manteiga (com ou sem sal)
50 g de glucose de milho
70 g de creme de leite 20% gordura
1/4 de colher (chá) de sal (caso use manteiga sem sal)
Flor de sal para finalizar – opcional
PREPARO:
1. Prepare uma forma, forrando com saco de congelar ou plástico filme.
2. Em uma panela de preferência grande, alta e de fundo grosso, adicione o açúcar e ligue o fogo médio.
3. Deixe derreter e caramelizar até ficar com uma cor de caramelo médio, mexendo quando necessário, adicione a manteiga e a glucose, misture bem, acresceste o creme de leite e em seguida o leite condensado, e se for o caso, adicione também o sal.
4. Misture tudo muito bem, e cozinhe mexendo sempre, o fundo e também as laterais, até ponto, que é quando passa a espátula no centro da panela e forma um caminho, e esse caminho se fecha com uma certa rapidez. Desligue o fogo e continue mexendo até parar de ferver.
5. Transfira para a forma que já estava preparada, cubra com plástico em contado e pressione levemente para ajeitar, com cuidado para não se queimar, deixe esfriar e depois leve para a geladeira até gelar.
6. Retire o plástico e corte do tamanho que preferir, com uma faca untada com manteiga para facilitar, embale uma a uma em um plástico filme ou celofane de torção.
DICAS:
O tamanho da forma pode variar conforme a espessura que preferir que fique a bala, usei uma de 20×30 e ajeitei em um tamanho de mais ou menos 10×15.
É importante a panela ser mais alta, pois a mistura sobe bastante.
Se sentir mais segurança, pode desligar o fogo após caramelizar o açúcar, assim não precisa ser tão ágil para não queimar o fundo da panela enquanto adiciona os outros ingredientes, no entanto, se desligar pode ficar com algum caramelo ainda duro, mas não é nada que não se resolva até chegar no ponto.
Pode usar manteiga com ou sem sal, mas tem que ser uma boa manteiga, com sabor e odor suave.
Usei sal para finalizar, apesar de ficar delicioso, esse passo é opcional, o mais indicado é a flor de sal, e por mais que não seja igual, pode usar o sal de parrilha também, pois ele é mais fininho que o sal grosso comum e também fica uma delícia.
Prefiro cortar a bala gelada, pois fica mais firme e facilita o corte.
Caso passe do ponto e fique muito duro, pode voltar para a panela, adicionar um pouco de leite e cozinhar novamente.
Pode deixar uma colher no freezer quando começar o preparo, assim da para fazer o teste e ver se a bala ficou no ponto com mais rapidez e facilidade.
Na geladeira vai ficar bem firme, mas em temperatura ambiente fica macio.
VALIDADE: 15 dias em temperatura ambiente
RENDIMENTO: + ou – 500g, em torno de 40 a 50 unidades pequenas