FAÇA E VENDA

TORTA DE CHOCOLATE E MOUSSE DE MARACUJÁ

INGREDIENTES:

MASSA:

150 g de biscoito de chocolate (sem recheio)

80 g de manteiga sem sal derretida

15 g de açúcar de confeiteiro

15 ml de água – caso necessário

RECHEIO:

395 g de leite condensado integral

200 g de creme de leite 20% gordura

200 g de maracujá (peso já coado)

10 g de gelatina em pó, incolor e sem sabor

50 g de água gelada

Chocolate, ao leite, blend ou meio amargo, o quanto for necessário para finalizar -opcional

PREPARO:

1. Triture o biscoito da forma que preferir até ficar bem moído, adicione o restante dos ingredientes, misture bem. Se sentir que precisa de mais umidade para se unir, adicione a água.

2. Transfira para uma forma de 20 cm de diâmetro, de preferência de fundo removível, espalhe por todo o fundo e depois pressione com uma colher, certifique-se de que está nivelado.

3. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 18 minutos. Aguarde esfriar para fazer o próximo passo.

4. Enquanto a base esfria, coe o maracujá para retirar as sementes, sem bater mesmo, é só passar a polpa por uma peneira, espremendo bem para tirar o máximo que der de suco, em um recipiente adicione a água gelada e polvilhe a gelatina por cima e deixe descansar por 5 minutos; enquanto hidrata, adicione os outros ingredientes do recheio em um liquidificador ou batedeira, derreta a gelatina já hidratada no micro-ondas (em torno de 10 segundos é suficiente) ou em banho-maria, acrescente e bata até misturar e aerar um pouco.

5. Transfira para a forma já fria e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas, até firmar bem.

6. Aqueça um pouco as laterais da forma com um maçarico ou na boca do fogão, desenforme, raspe o chocolate por cima e mantenha na geladeira até o momento de consumir.

DICAS:

O açúcar de confeiteiro faz com que a base da torta fique bem crocante.

O recheio é feito com a clássica mousse de maracujá brasileira, eu fiz na batedeira, mas pode fazer no liquidificador, que inclusive, na minha opinião, fica até melhor.

Não aqueça muito e de forma alguma deixe a gelatina ferver, pois ela perde o efeito, então assim que dissolver os grãozinhos já está ótimo.

Pode fazer essa torta sem assar, o preparo é o mesmo, é só omitir o açúcar de confeiteiro da base e o passo de assar, é bem prático fazer assim, e para quem não gosta de tortas com base crocante essa pode ser uma opção.

Também pode fazer essa torta no copinho, é só diminuir pela metade a manteiga da base de biscoito e a gelatina (ah e a água da hidratação dela), ou até mesmo excluir totalmente esses dois ingredientes, também exclua o açúcar de confeiteiro. Vá montando camadas da forma que preferir no copinho ou ainda em uma travessa. É uma excelente opção fazer dessa forma, pois é fácil, prático, rápido, gasta menos ingredientes, não precisa de forma de fundo removível e continua uma delícia.

VALIDADE: 5 dias na geladeira

RENDIMENTO: 1 forma de 20 cm de diâmetro / 8 fatias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *